5.5.07

Confira os processos contra o Google e o YouTube

A lista de ações apresentadas contra a Google e sua filial YouTube na justiça aumentou nesta terça-feira com o processo aberto pela Viacom, num tribunal de Nova York, pedindo indenização de US$ 1 bilhão. Confira!

13 de março de 2007 - O grupo Viacom (MTV, Paramount) processa o Google e o YouTube por "violação em massa e intencional dos direitos autorais" e reivindica US$ 1 bilhão de danos e juros e faz uma advertência para o futuro.

13 de fevereiro de 2007 - A Google perde em um novo julgamento na Bélgica: a justiça belga dá razão à associação Copiepresse, e diz que a Google não pode difundir, sem consentimento prévio, os trechos de matérias dos jornais belgas francófonos. O juiz, no entanto, reduz consideravelmente as multas reivindicadas pelos jornais.
6 de fevereiro de 2007 - Viacom pede à Google e ao YouTube que retirem do site YouTube 100 mil vídeos piratas, extraídos de suas emissões.

26 de janeiro de 2007 - O grupo de televisão Fox (News Corp) intima o site YouTube a identificar os autores dos trechos piratas de suas emissões de televisões disponibilizadas na web pelo YouTube.

Outubro e novembro 2006 - O YouTube é intimado a retirar vídeos de vários eventos esportivos a pedido da federação como o Campeonato Inglês ou ainda a liga americana de basquete NBA, que protestam contra uma violação dos direitos autorais, assim como vídeos de emissões do canal americano Comedy Central (Viacom). A pedido de um organismo japonês de defesa dos direitos autorais, o YouTube deve também bloquear o acesso a cerca de 30 mil clips.

5 de setembro de 2006 - Um primeiro julgamento na Bélgica dá razão aos jornais belgas contras as páginas de notícias da Google, por ter anexado seus artigos sem autorização. O julgamento prevê multas altas.

6 de junho de 2006 - O grupo editorial francês Martinière ataca a Google na justiça por seu projeto de digitalização de livros, Google Books. A ação foi reforçada, mais tarde, pelo Sindicato Nacional da Edição e a Sociedade dos letrados.
Março de 2006 - A associação Copiepresse, que representa os grandes jornais belgas de língua francesa, iniciam processo contra as páginas de notícias do Google, acusando a empresa de reproduzir trechos de matérias sem a autorização dos jornais, e reivindica indenizações pesadas. Em seguida, a Sociedade dos direitos autorais dos jornalistas (SAJ), a Sociedade civil dos autores multimídia (SCAM Belgique) e a Sociedade de gestão dos direitos autorais científicos e universitários se juntam ao processo.

19 de outubro de 2005 - A federação dos editores americanos (Association of American Publishers, AAP), que representa todos os grandes editores, apresentou queixa contra a Google por seu projeto de digitalização dos livros das bibliotecas mundiais, depois de ter negociado durante meses para chegar a um acordo.

17 março de 2005 - A Agence France-Presse entra com uma ação na justiça contra a Goofle, acusando-a de ter infringido as leis de proteção do copyright ao utilizar, sem seu acordo, fotos e textos de informação da empresa.

No comments: